Gestão estratégica de custos na construção civil

Gestão estratégica de custos na construção civil

Podemos dizer  que a gestão estratégica de custos é algo imprescindível para pequenas e grandes empresas, como visto no post anterior. Na construção civil ela ainda mais importante ainda.

No sentido de buscar melhorias nos padrões de qualidade e custo, para continuar não só sobrevivendo no mercado, mas para atingir uma  vantagem competitiva), é  super importante a mudança na postura gerencial ao qual as empresas estão amarradas, em especial para o setor da construção civil.

bdi-2

Para uma empresa do setor conseguir uma vantagem competitiva sustentável ela deve:

– Garantir a diferenciação de seu produto, principalmente através da qualidade do mesmo além da qualidade percebida pelo seu cliente

– Garantir uma  diferenciação do custo de seu produto, em comparação com os concorrentes de qualidade semelhante.Tudo isso do ponto de vista do cliente.

– Aprimorar seus padrões de qualidade em relação à expectativa do cliente;

– Avaliar o preço dos produtos em relação à expectativa do cliente e reduzir seus custos
para aumentar os lucros.

Para uma empresa da construção civil se manter competitiva em relação aos seus custos
um dos desafios mais importantes é o de Ajustar o preço do produto em relação à
expectativa do cliente.

Também importante é diminuir seus custos para aumentar os lucros.

bdi-1

Para alcançar esse objetivo deve inicialmente entender a estrutura dos custos  dentro da empresa, através da aplicação da contabilidade do ganho, e não simplesmente da aplicação da taxa de remuneração do tipo BDI.

É importante avaliar o preço no qual o cliente se sinta satisfeito em pagar.

Na medida em que se trabalha o mercado definido pelo posicionamento estratégico e seguindo a missão da empresa e suas diretrizes estabelecidas na formação de sua estratégica, temos as seguintes capacidades:
1. Agregar valor aos produtos, por intermédio de um modelo de qualidade que exceda as expectativas do cliente, mantendo assim o preço do produto ou mesmo aumentando o preço acima do preço da concorrência;

2. Manter o valor adicional ao produto e reduzir o preço, para conseguir vantagem
competitiva sustentável relativa ao preço.

Porém é importante  não atingir a política de qualidade estabelecida nas diretrizes da empresa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s