A educação financeira

A educação financeira se aprende ou é como um dom a desenvolver?

Seremos reféns do dinheiro ou da falta dele?

Qual o valor do dinheiro?

Estou realmente precisando comprar isso?

Estas e outras perguntas nos levam, a saber, como devemos administrar o dinheiro e ordenar a vida financeira!

Este planejamento pessoal é a chave para a auto-realização e para o sucesso pessoal, incluindo a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Segundo Domingos( 2008,p.     ) educação financeira   “É muito comum ver a tentativa dos pais de mostrar aos filhos como é importante ganhar dinheiro, mas raros são os que se preocupam em prepará-los para administrar esse dinheiro gerando riqueza para si e para os outros”

planilha

 

A prática da educação financeira familiar deve ser como doutrinas.

Na realidade não aprendemos educação financeira com nossos pais porque eles não aprenderam com nossos avos na pratica somos orientados a ganhar dinheiro e não a administrá-lo.

Não devemos evidenciar para nossos filhos apenas a valorização e importância de ganhar dinheiro, mas também prepará-los para administrar esta captação.

Que deverá ser passado de pai para filho, com prioridade, para entender a administração e a real necessidade pessoal, é determinante receber estes ensinamentos desde a infância.

Para administração dos recursos ao longo da vida, para o exercício do poupar, se houverem mais pais equilibrados e conscientes é possível que tenhamos filhos bem sucedidos,

Segundo Domingos ( 2008, p.   )  “…A transmissão do conhecimento adquirido em relação à vida financeira deveria ser prioridade na formação desses filhos…” 

 

cofre

 

Há falha também nas escolas como explica o autor necessitando urgentemente de um apoio pedagógico disciplinatório com atividades complementar.

Tais como:

  • conhecimento de papel moeda e moedas,
  • visitas a supermercados e comparações de preços,
  • necessidades reais das quais os alunos vivenciam na pratica

Nas universidades os alunos não seriam apenas orientados a administrarem suas carreiras mas também o seu dinheiro, uma extensão da educação familiar, não priorizando o valor do dinheiro mas a realização de um sonho ou um futuro controlado financeiramente.

Saiba mais

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s